terça-feira, 13 de agosto de 2013


Conferencia nacional infanto-juvenil pelo meio ambiente/2013 
 
C.N.I.J.M.A. na ESCOLA (1a Etapa)


A crise ecológica do mundo atual reflete um desequilíbrio anterior, o do próprio ser humano. Eh, portanto, uma crise de educação! Nesse sentido, toda educação eh Educação Ambiental: mais importante que dominar matérias e habilidades especificas ... eh fazer ligações, entre corações e mentes, cabeças e mãos”.
(David. Orr)

14 (M) e 15 (T) de agosto de 2013

PROMOÇÃO:
  Comissão de Educação Ambiental
Prof. Julio e Prof.a Andréa
COM-VIDA/2013
 6o e 7o Anos)


 

domingo, 23 de junho de 2013

Profs. & alunos (6o e 7o Anos),

Atenção:
Faltam menos de dois meses para fim do prazo de realização da Conferencia Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola!

Algumas turmas já estão fazendo a sua parte no Plano de Ação - Escola Sustentável, contribuindo ativamente nas ações previstas no Projeto: Lixo, responsabilidade de todos.

Porém, é necessário que os professores conselheiros e os representantes da COM-VIDA também façam a sua parte, dando o exemplo e mobilizando os colegas da turma a assumirem o compromisso de
fazer o levantamento dos resíduos sólidos domésticos descartadados semanalmente nas suas casas!





 
Rua Otto Kunz, 22.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Momento de interação dos alunos do 6o e 7o anos com a comunidade na Mostra Multicultural da escola, no sábado, dia 08 de junho de 2013.

Nesse dia, a COM-VIDA EUGENIO apresentou dois cartazes com as primeiras ações do Plano de Acao Escola Sustentavel/2013:

i) Programa de adoção de espaços e canteiros escolares

ii) Projeto escolar: lixo responsabilidade de todos (cie/mat)
 


Já os monitores do Projeto Ciência e Ambiente, apresentaram um slide-show do projeto de pesquisa:

iii) Investigação ecopedagógica da estrutura populacional e sustentabilidade ecológica do Pq.Mun.Luis Henrique Roessler.

 

E, como ninguém é de ferro, deu para curtir o encerramento da semana do meio ambiente no Parcão, registrado pelas lentes do Wesley e do Mateus!!



domingo, 19 de maio de 2013

- Qual a melhor maneira de nos livrarmos do lixo? 

Se quiserem saber essa e outras coisas... deem uma olhada na pagina da Revista Ciencia Hoje das Crianças indicada abaixo. Leiam o texto e compartilhem suas ideias aqui com a gente, sobre como cuidar de forma sustenta`vel da nossa escola/comunidade/planeta!


http://chc.cienciahoje.uol.com.br/qual-a-melhor-forma-de-nos-livrarmos-do-lixo/

Obs. Segue link para download da Planilha de Controle do Descarte de Resíduos Domiciliares para profes e alunos fazerem a sua parte do Plano de Ação COM-VIDA EUGENIO/2013*

 https://docs.google.com/file/d/0Bz7xZmrxWIpFTVh0NmZRLTh5eFU/edit?usp=sharing

*Usar o e-mail de acesso do blog para carregar esse arquivo.


domingo, 5 de maio de 2013

2o Encontro COM-VIDA EUGENIO!

Boletim No.3

Segue um cliping da cartilha passo-a-passo da CNIJMA/2013:

COM-VIDA

Nesse momento, cada escola: construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA
que deverá organizar o processo envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis; elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.


COM-VIDA é a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, uma forma de organização na escola que se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores e comunidade. O principal papel da COM-VIDA é contribuir para um dia a dia participativo, democrático, animado e saudável na escola. A COM-VIDA é uma sugestão dos delegados e delegadas da I Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que propuseram a criação de espaços de participação em defesa do meio ambiente.

Conferência para quê?
· Para que os participantes possam ouvir, falar, divulgar as suas ideias e ações e interferir nos rumos da política pública. No caso dessa conferência, a vez e a voz estão com os adolescentes. Os/As estudantes têm o direito de participar - no presente - da construção de um futuro sustentável para sua escola, comunidade, seu município, sua região, para o Brasil e para o planeta;

· Para discutir caminhos que transformem a sua escola em um espaço educador sustentável
.

Espaço Educador Sustentável?
É um espaço onde as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com o ambiente. Esse espaço tem uma intencionalidade deliberada de educar para a sustentabilidade, mantém coerência entre as práticas e posturas e se responsabilizam pelos impactos que geram. Dessa forma buscam compensá-los com tecnologias apropriadas. Eles nos ajudam a aprender, a pensar e a agir para construir o presente e o futuro com criatividade, inclusão, liberdade e respeito às diferenças, aos direitos humanos e ao meio ambiente. Por suas características esses espaços influenciam todos que por ele circulam e nele convivem e, assim educam por si mesmos. Com isso, torna-se referência de sustentabilidade para toda a comunidade.

Primeiro Momento: Conferência na Escola (etapa obrigatória)
A Conferência na Escola é o momento mais rico do processo, pois permite à comunidade escolar (estudantes de todos os turnos, professores, professoras, funcionários e representantes da comunidade):

a) conhecer e debater o tema proposto e suas relações com as questões ambientais locais e globais;

b) pensar sobre os desafios de transformar a escola em um espaço educador sustentável;


e) buscar soluções locais para melhorar o espaço, a gestão e o currículo da escola e sistematizar esses conhecimentos em um material de educomunicação
(vídeo, cartilha, manual, jogo cooperativo, uma campanha, spot de rádio, entre outros);
Educomunicação: 
é uma maneira de unir Educação com Comunicação, que defende o direito que as pessoas têm de produzir e difundir informação e comunicação no espaço educativo. As pessoas não só leem cartilhas, manuais, jornal, ouvem o rádio e veem televisão – mas também FAZEM cartilhas, manuais, jornal, rádio e televisão. A segunda parte dessa publicação possibilita um maior aprofundamento sobre esse conceito e propõe atividades de educomunicação a serem utilizadas na Conferência naEscola.

Para saber mais sobre a CNIJMA/2013, acesse:
http://conferenciainfanto.mec.gov.br/
* * * 

A partir dos objetivos e contribuições pessoais revelados na dinâmica “balão do desejo” realizada no primeiro encontro da COM-VIDA EUGENIO, cada delegado/representante de turma ira ajudar no planejamento, organização e controle do Plano de Ação da escola.
- concurso do logotipo do projeto

- concurso fotográfico da imagem do ano kephas

- coletânea de textos informativos para as famílias

- campanha para bioconstrução de um anfiteatro ao ar-livre

- slide-show do projeto para a Camara de Vereadores de NH  
> Agora, reunidos em duplas, vocês irão colocar sob a forma de comentários no blog, seus pensamentos, duvidas e idéias de             como colocar em pratica cada um desses objetivos?
Bom trabalho!



domingo, 21 de abril de 2013

Boletim No.2
1a REUNIÃO da COM-VIDA - E.M.E.F. EUGENIO
 
O QUE É COM-VIDA?

É uma comissão permanente de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola.

PARA QUE A COM-VIDA?

O papel da COM-VIDA é realizar ações voltadas as questões ambientais e qualidade de vida, promovendo debates e intercâmbio entre a escola e a comunidade; e construir assim um dia a dia participativo, democrático, animado e saudável.

QUEM PARTICIPA?

Alunos, professores, funcionários, pais e comunidade (parceiros da escola)

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA COM-VIDA:

- Desenvolver a educação ambiental de forma permanente.

- Implementar a agenda 21 na escola *.

*Agenda 21 é uma agenda de compromissos sustentáveis para o século XXI; ela foi criada na RIO-92, é um documento planetário onde foram definidos os compromissos com 179 países para um desenvolvimento, mais social, econômico e ambientalmente sustentável.

A Conferencia Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA,
representa um grande passo em direção a esse objetivo, através da união de idéias e ações de toda comunidade escolar.
O tema central e os subtemas da CNIJMA-2013, são:
Tema: Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis!
Subtemas: mudanças globais na/o água, terra, fogo e ar.


Conferência é um processo no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos, expondo diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates locais, escolhem representantes que levam adiante as idéias consensuadas.

Na CNIJMA nas escolas dos anos finais do ensino fundamental (5ª à 8ª série), os participantes, principalmente os adolescentes 11 a 14 anos, discutem os subtemas propostos, assumem responsabilidades na proporção de seu acesso à informação e ao poder, e definem ações para implementar suas idéias.
 
Na quarta-feira, dia 17.04.13, realizou-se o primeiro encontro da COM-VIDA da EMEF Eugenio Nelson Ritzel, com a presença dos representantes das turmas do 6o e 7o Anos, dos funcionários e professores, na sala 20.



Nesse dia, a Profa. Jaqueline Staudt, nos deu relato da atuação da COM-VIDA na escola durante o ano de 2012. Depois disso, assistimos a um videoclipe (v. link abaixo) com imagens da atuação da COM-VIDA EEEF Elia França Cardoso e foi feita uma introdução da metodologia de operacionalização das propostas de ação das turmas:
  Para o fechamento do encontro fizemos a dinâmica do “balão do desejo”, onde cada participante escreveu as respostas das duas questões-guias abaixo numa tirinha de papel, que foi inserida num balão roxo e estourado com os pés:

1) O que eu gostaria de conhecer e/ou fazer para ter um ambiente e
uma qualidade de vida melhor na minha escola?

2) De que forma nos podemos contribuir nesse sentido?



 
ENCAMINHAMENTOS

Solicitamos aos professores conselheiros das turmas de 6o e 7o Anos, auxiliados pelos alunos-delegados da COM-VIDA, que abram um espaço para discussão dessas questões-guias e elaboração das propostas das turmas, em torno de um dos subtemas citados.

Tendo em vista o ensejo de trabalharmos com projetos de aprendizagem de conteudos escolares vinculados com tecnologias de informação e comunicação, sugerimos que  todos façam uso desse canal de comunicao eletrônica* apara compartilhamento das idéias e propostas de ação de cada turma.
   *Obs. para isso todos delegados das turmas tem o codigo e senha de acesso!

ATENÇÃO
: O prazo para credenciamento das propostas de ações das escolas para a CNIJMA encerra no dia 06/05/13!
Desde já,  contamos com a vossa colaboração de todos! 

sábado, 6 de abril de 2013

Sejam todos bem-vindos ao nosso blog!!

Boletin No.1

II Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente


A Conferência Nacional Infantojuvenil de Meio Ambiente é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pela Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Coordenação- Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação (MEC). A primeira versão, realizada em 2003, envolveu 15.452 escolas em todo o país, mobilizando 5.658.877 pessoas em 3.461 municípios. O processo desencadeou o Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas
MEC1 e contribuiu para a criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vidas nas Escolas C
OM-VIDAs, dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJs)2 e da Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA)3.

Na conferência de meio ambiente nas escolas dos anos finais do ensino fundamental (5ª à 8ª série) e em comunidades, os participantes, principalmente os adolescentes, discutem os temas propostos, assumem responsabilidades na proporção de seu acesso à informação e ao poder, e definem ações para implementar suas idéias. Na Conferência Nacional, delegados de 11 a 14 anos de idade, de todas as unidades federativas, reúnem-se e dão visibilidade às idéias das escolas participantes no Brasil, por meio de uma Carta à sociedade.

Conferência é um processo no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos, expondo diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates locais, escolhem representantes que levam adiante as idéias consensuadas. Partindo dessa estrutura, a Conferência Nacional Infanto- Juvenil pelo Meio Ambiente é uma campanha pedagógica que traz a dimensão política do meio ambiente, caracterizada pela mobilização e engajamento dos adolescentes e da comunidade escolar em debates sobre temas socioambientais contemporâneos. Essa ação promove o reconhecimento de responsabilidades coletivas, fornecendo subsídios para políticas públicas de educação ambiental.

Para saber mais acesse o sitio abaixo:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17455&Itemid=817

Projeto Ciências & Ambiente/2013





(esq-dir: Luis Fernando, Iolanda, Mateus, Wellington)

O Projeto Ciências & Ambiente, formado por estudantes do 6 o e 7 o Anos da EMEF Eugenio Nelson Ritzel em 2013, visa complementar a alfabetização cientifica e ecológica dos participantes através da proposta de ensino pela pesquisa, vem também contribuir no sentido de apoiar e orientar a organização da conferencia na nossa escola.