domingo, 21 de abril de 2013

Boletim No.2
1a REUNIÃO da COM-VIDA - E.M.E.F. EUGENIO
 
O QUE É COM-VIDA?

É uma comissão permanente de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola.

PARA QUE A COM-VIDA?

O papel da COM-VIDA é realizar ações voltadas as questões ambientais e qualidade de vida, promovendo debates e intercâmbio entre a escola e a comunidade; e construir assim um dia a dia participativo, democrático, animado e saudável.

QUEM PARTICIPA?

Alunos, professores, funcionários, pais e comunidade (parceiros da escola)

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA COM-VIDA:

- Desenvolver a educação ambiental de forma permanente.

- Implementar a agenda 21 na escola *.

*Agenda 21 é uma agenda de compromissos sustentáveis para o século XXI; ela foi criada na RIO-92, é um documento planetário onde foram definidos os compromissos com 179 países para um desenvolvimento, mais social, econômico e ambientalmente sustentável.

A Conferencia Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA,
representa um grande passo em direção a esse objetivo, através da união de idéias e ações de toda comunidade escolar.
O tema central e os subtemas da CNIJMA-2013, são:
Tema: Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis!
Subtemas: mudanças globais na/o água, terra, fogo e ar.


Conferência é um processo no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos, expondo diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates locais, escolhem representantes que levam adiante as idéias consensuadas.

Na CNIJMA nas escolas dos anos finais do ensino fundamental (5ª à 8ª série), os participantes, principalmente os adolescentes 11 a 14 anos, discutem os subtemas propostos, assumem responsabilidades na proporção de seu acesso à informação e ao poder, e definem ações para implementar suas idéias.
 
Na quarta-feira, dia 17.04.13, realizou-se o primeiro encontro da COM-VIDA da EMEF Eugenio Nelson Ritzel, com a presença dos representantes das turmas do 6o e 7o Anos, dos funcionários e professores, na sala 20.



Nesse dia, a Profa. Jaqueline Staudt, nos deu relato da atuação da COM-VIDA na escola durante o ano de 2012. Depois disso, assistimos a um videoclipe (v. link abaixo) com imagens da atuação da COM-VIDA EEEF Elia França Cardoso e foi feita uma introdução da metodologia de operacionalização das propostas de ação das turmas:
  Para o fechamento do encontro fizemos a dinâmica do “balão do desejo”, onde cada participante escreveu as respostas das duas questões-guias abaixo numa tirinha de papel, que foi inserida num balão roxo e estourado com os pés:

1) O que eu gostaria de conhecer e/ou fazer para ter um ambiente e
uma qualidade de vida melhor na minha escola?

2) De que forma nos podemos contribuir nesse sentido?



 
ENCAMINHAMENTOS

Solicitamos aos professores conselheiros das turmas de 6o e 7o Anos, auxiliados pelos alunos-delegados da COM-VIDA, que abram um espaço para discussão dessas questões-guias e elaboração das propostas das turmas, em torno de um dos subtemas citados.

Tendo em vista o ensejo de trabalharmos com projetos de aprendizagem de conteudos escolares vinculados com tecnologias de informação e comunicação, sugerimos que  todos façam uso desse canal de comunicao eletrônica* apara compartilhamento das idéias e propostas de ação de cada turma.
   *Obs. para isso todos delegados das turmas tem o codigo e senha de acesso!

ATENÇÃO
: O prazo para credenciamento das propostas de ações das escolas para a CNIJMA encerra no dia 06/05/13!
Desde já,  contamos com a vossa colaboração de todos! 

2 comentários:

  1. achei bem legal esse projeto pois mostra muitas coisas importantes que devemos fazer em relação ao meio ambiente ... depois que eu vi esse projeto eu cuido muito mais do meio ambiente do que antes PARABÉNS para o professor e aos alunos que participaram desse projeto!!! eu me chamo Evelyn do 7 ano B

    ResponderExcluir
  2. Esse projeto é bem legal por que fala sobre a importância que o meio ambiente tem e ainda incentiva as pessoas a cuidar cada vez mais do meio ambiente. sou a Raiane do 7anoA

    ResponderExcluir