Segue um cliping da cartilha passo-a-passo da CNIJMA/2013:
COM-VIDA
Nesse momento, cada escola: construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA
que deverá organizar o processo envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis; elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.Conferência para quê?
· Para que os participantes possam ouvir, falar, divulgar as suas ideias e ações e interferir nos rumos da política pública. No caso dessa conferência, a vez e a voz estão com os adolescentes. Os/As estudantes têm o direito de participar - no presente - da construção de um futuro sustentável para sua escola, comunidade, seu município, sua região, para o Brasil e para o planeta;
· Para discutir caminhos que transformem a sua escola em um espaço educador sustentável
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Espaço Educador Sustentável?
É um espaço onde as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com o ambiente. Esse espaço tem uma intencionalidade deliberada de educar para a sustentabilidade, mantém coerência entre as práticas e posturas e se responsabilizam pelos impactos que geram. Dessa forma buscam compensá-los com tecnologias apropriadas. Eles nos ajudam a aprender, a pensar e a agir para construir o presente e o futuro com criatividade, inclusão, liberdade e respeito às diferenças, aos direitos humanos e ao meio ambiente. Por suas características esses espaços influenciam todos que por ele circulam e nele convivem e, assim educam por si mesmos. Com isso, torna-se referência de sustentabilidade para toda a comunidade.
Primeiro Momento: Conferência na Escola (etapa obrigatória)
A Conferência na Escola é o momento mais rico do processo, pois permite à comunidade escolar (estudantes de todos os turnos, professores, professoras, funcionários e representantes da comunidade):
a) conhecer e debater o tema proposto e suas relações com as questões ambientais locais e globais;
b) pensar sobre os desafios de transformar a escola em um espaço educador sustentável;
e) buscar soluções locais para melhorar o espaço, a gestão e o currículo da escola e sistematizar esses conhecimentos em um material de educomunicação
(vídeo, cartilha, manual, jogo cooperativo, uma campanha, spot de rádio, entre outros);
Educomunicação: é uma maneira de unir Educação com Comunicação, que defende o direito que as pessoas têm de produzir e difundir informação e comunicação no espaço educativo. As pessoas não só leem cartilhas, manuais, jornal, ouvem o rádio e veem televisão – mas também FAZEM cartilhas, manuais, jornal, rádio e televisão. A segunda parte dessa publicação possibilita um maior aprofundamento sobre esse conceito e propõe atividades de educomunicação a serem utilizadas na Conferência naEscola.
Para saber mais sobre a CNIJMA/2013, acesse:
http://conferenciainfanto.mec.gov.br/
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- concurso do logotipo do projeto
- concurso fotográfico da imagem do ano kephas
- coletânea de textos informativos para as famílias
- campanha para bioconstrução de um anfiteatro ao ar-livre
- slide-show do projeto para a Camara de Vereadores de NH
> Agora, reunidos em duplas, vocês irão colocar sob a forma de comentários no blog, seus pensamentos, duvidas e idéias de como colocar em pratica cada um desses objetivos?
Bom trabalho!
Iniciamos os trabalhos na disciplina de matemática, com a elaboração da planta baixa das casas dos alunos e levantamento da produção de lixo por dependência.
ResponderExcluirAndrea
O trabalho foi iniciado na turma do 7ºano A, com demonstração do interesse de vários alunos. Acredito que muitos contribuirão de maneira positiva para elaboração do projeto.
ResponderExcluirBOM TRABALHO e que possamos nós professores postar trabalhos criativos e enriquecedores dos nossos alunos, neste BLOG.
Professora Andrea Pavani
Olá professor Júlio! Parabéns, pelo trabalho desenvolvido. Fraterno abraço, Professora Maria Ester.
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