domingo, 5 de maio de 2013

2o Encontro COM-VIDA EUGENIO!

Boletim No.3

Segue um cliping da cartilha passo-a-passo da CNIJMA/2013:

COM-VIDA

Nesse momento, cada escola: construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA
que deverá organizar o processo envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis; elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.


COM-VIDA é a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, uma forma de organização na escola que se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores e comunidade. O principal papel da COM-VIDA é contribuir para um dia a dia participativo, democrático, animado e saudável na escola. A COM-VIDA é uma sugestão dos delegados e delegadas da I Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que propuseram a criação de espaços de participação em defesa do meio ambiente.

Conferência para quê?
· Para que os participantes possam ouvir, falar, divulgar as suas ideias e ações e interferir nos rumos da política pública. No caso dessa conferência, a vez e a voz estão com os adolescentes. Os/As estudantes têm o direito de participar - no presente - da construção de um futuro sustentável para sua escola, comunidade, seu município, sua região, para o Brasil e para o planeta;

· Para discutir caminhos que transformem a sua escola em um espaço educador sustentável
.

Espaço Educador Sustentável?
É um espaço onde as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com o ambiente. Esse espaço tem uma intencionalidade deliberada de educar para a sustentabilidade, mantém coerência entre as práticas e posturas e se responsabilizam pelos impactos que geram. Dessa forma buscam compensá-los com tecnologias apropriadas. Eles nos ajudam a aprender, a pensar e a agir para construir o presente e o futuro com criatividade, inclusão, liberdade e respeito às diferenças, aos direitos humanos e ao meio ambiente. Por suas características esses espaços influenciam todos que por ele circulam e nele convivem e, assim educam por si mesmos. Com isso, torna-se referência de sustentabilidade para toda a comunidade.

Primeiro Momento: Conferência na Escola (etapa obrigatória)
A Conferência na Escola é o momento mais rico do processo, pois permite à comunidade escolar (estudantes de todos os turnos, professores, professoras, funcionários e representantes da comunidade):

a) conhecer e debater o tema proposto e suas relações com as questões ambientais locais e globais;

b) pensar sobre os desafios de transformar a escola em um espaço educador sustentável;


e) buscar soluções locais para melhorar o espaço, a gestão e o currículo da escola e sistematizar esses conhecimentos em um material de educomunicação
(vídeo, cartilha, manual, jogo cooperativo, uma campanha, spot de rádio, entre outros);
Educomunicação: 
é uma maneira de unir Educação com Comunicação, que defende o direito que as pessoas têm de produzir e difundir informação e comunicação no espaço educativo. As pessoas não só leem cartilhas, manuais, jornal, ouvem o rádio e veem televisão – mas também FAZEM cartilhas, manuais, jornal, rádio e televisão. A segunda parte dessa publicação possibilita um maior aprofundamento sobre esse conceito e propõe atividades de educomunicação a serem utilizadas na Conferência naEscola.

Para saber mais sobre a CNIJMA/2013, acesse:
http://conferenciainfanto.mec.gov.br/
* * * 

A partir dos objetivos e contribuições pessoais revelados na dinâmica “balão do desejo” realizada no primeiro encontro da COM-VIDA EUGENIO, cada delegado/representante de turma ira ajudar no planejamento, organização e controle do Plano de Ação da escola.
- concurso do logotipo do projeto

- concurso fotográfico da imagem do ano kephas

- coletânea de textos informativos para as famílias

- campanha para bioconstrução de um anfiteatro ao ar-livre

- slide-show do projeto para a Camara de Vereadores de NH  
> Agora, reunidos em duplas, vocês irão colocar sob a forma de comentários no blog, seus pensamentos, duvidas e idéias de             como colocar em pratica cada um desses objetivos?
Bom trabalho!



3 comentários:

  1. Iniciamos os trabalhos na disciplina de matemática, com a elaboração da planta baixa das casas dos alunos e levantamento da produção de lixo por dependência.

    Andrea

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  2. O trabalho foi iniciado na turma do 7ºano A, com demonstração do interesse de vários alunos. Acredito que muitos contribuirão de maneira positiva para elaboração do projeto.
    BOM TRABALHO e que possamos nós professores postar trabalhos criativos e enriquecedores dos nossos alunos, neste BLOG.

    Professora Andrea Pavani

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  3. Olá professor Júlio! Parabéns, pelo trabalho desenvolvido. Fraterno abraço, Professora Maria Ester.

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